segunda-feira, 19 de outubro de 2015

SEQUÊNCIA DIDÁTICA (LIVRO PINGA PINGO PINGADO)

HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.


RUBEM ALVES

REUNIÃO PARA OS PAIS.

terça-feira, 29 de setembro de 2015


APRESENTAÇÃO

      O 5º ENCONTRO ANUAL DE EDUCAÇÃO – ENAED / UNEMAT / CAMPUS SINOP a partir da temática: O Cotidiano da Escola Pública e os Sujeitos que a Constituem, se propõe a ser um espaço de debates, trocas de experiências e aprendizados, bem como proposições sobre o os fazeres pedagógicos no contexto da Escola Pública. A abordagem será pautada na perspectiva da Gestão do Cuidado, refletindo sobre uma escola que é o que é, porque nós somos o que somos, e, portanto, é essa escola que precisamos amar, valorizar e lutar por ela e com ela, no sentido de humaniza-la e nos humanizarmos cada vez mais também. O encontro abordará temáticas vivenciadas pelos educadores das escolas públicas, temas, que os deixam inquietos, desejosos de maior compreensão, para uma melhor atuação docente.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

XI Semana da Educação Especial




Faz parte do Departamento de Educação Especial o Núcleo Braille, que conta com dois técnicos efetivos, com o objetivo de realizar orientações, visitas às escolas, confecção de material adaptado para deficientes visuais, desde baixa visão até cegueira total, contando, a partir do segundo semestre de 2015, com a parceria de um profissional da rede estadual para auxiliar nos trabalhos para atender a demanda das duas redes (municipal e estadual).
Pensando na necessidade de efetivarmos uma educação inclusiva de qualidade e atendermos a Legislação Nacional, é que foi criado o setor de Educação Especial em setembro de 2002, conforme a Lei 9394/96 e Resolução 02/2001.
Entretanto, no ano de 2014, abordou-se assuntos referentes ao olhar da inclusão e da pessoa com deficiência, incluindo na semana da educação especial um momento para estudos, com discussões e diversas abordagens envolvendo o tema inclusão o Seminá- rio da Educação Especial.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Formação do professor leitor é o primeiro desafio de políticas de incentivo à leitura nas escolas

Para ensinar seus alunos a gostar de ler, um professor precisa do quê? Material de leitura apropriado para a faixa etária da sua turma, por certo. Uma estratégia para apresentar esse material aos alunos de forma atraente e significativa, também. Mas antes de tudo isso, o professor precisa ler. O problema é que esse personagem, o professor leitor, não é facilmente encontrado nas escolas brasileiras. As políticas de formação de leitores devem atentar para essa questão, para poder garantir, assim, mais finais felizes.

O Caos na Educação

A educação no Brasil, não é novidade, está um caos. Poucos investimentos, pouco interesse dos governantes, má remuneração dos professores, são apenas alguns ítens que nos mantém nesse nível. Andei pesquisando sobre os investimentos do governo na área da educação.

Perfil do Professor da Educação Infantil.


Só a Educação Transforma.


 

Aprendi com o Mestre dos Mestres que a arte de pensar é o tesouro dos sábios. Aprendi um pouco mais a pensar antes de reagir, a expor - e não impor - minhas idéias e a entender que cada pessoa é um ser único no palco da existência.
Aprendi com o Mestre da Sensibilidade a navegar nas águas da emoção, a não ter medo da dor, a procurar um profundo significado para a vida e a perceber que nas coisas mais simples e anônimas se escondem os segredos da felicidade.
Aprendi com o Mestre da Vida que viver é uma experiência única, belíssima, mas brevíssima. E, por saber que a vida passa tão rápido, sinto necessidade de compreender minhas limitações e aproveitar cada lágrima, sorriso, sucesso e fracasso como uma oportunidade preciosa de crescer.
Aprendi com o Mestre do Amor que a vida sem amor é um livro sem letras, uma primavera sem flores, uma pintura sem cores. Aprendi que o amor acalma a emoção, tranquiliza o pensamento, incendeia a motivação, rompe obstáculos intransponíveis e faz da vida uma agradável aventura, sem tédio, angústia ou solidão. Por tudo isso Jesus Cristo se tornou, para mim, um Mestre Inesquecível.
Augusto Cury
 Fonte: http://www.mundodasmensagens.com/mensagens-educacao/